A importância da prototipação
- Walter Peixoto (CEO & Designer - Criativex)
- 3 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Ao longo dos anos, trabalhando em vários projetos de embalagens temos percebido que, por muitas vezes, realizar a prototipação é um sacrifício, pois gera custos iniciais adicionais para o projeto e aumenta o prazo de entrega no ínicio do cronograma no processo de desenvolvimento de produto.
Ao contrário do que muitos pensam trata-se de um investimento muito propício, na verdade a prototipação em produtos e projetos de garrafas e frascos garante que ajustes sejam feitos apenas em um molde piloto até que se encontre a solução ideal. Com o produto do molde piloto pode ser realizados testes de performance para homologações, como restitência ao stress cracking, estabilidade térmica, resistência ao creep, resistência à carga vertical, resistência ao amassamento lateral, testes de armazenamento e até os mais simples: como o teste de capacidade volumétrica e variação dimensional.
Por este motivo incentivamos aos nossos clientes à realizar os processos de pesquisa de mercado, design estratégico, conceituação e teste de aceitação, realização de mock-ups digitais e físicos, e para assegurar ainda mais a prototipação de amostras para testes. Pode ser realizado um lote pequeno de amostras de 500 à 2000 embalagens dependendo da quantidade de testes que serão submetidos. As amostras podem ser testadas e simuladas em todos os quesitos e colocadas em linha, submetidas à homologações, serem paletizadas, estocadas por um período determinado para apontar deformações, testes de transporte e logística entre muitos outros testes.
Nos casos de embalagens PET por exemplo, podemos realizar todo o processo de desenvolvimento de embalagem, como segue: determinação do peso da pré-forma, baseada na área útil da embalagem e sua espessura de parede, análises de estiramento radial e axial, assim chegando no peso ideal com a definição do gargalo. O design da embalagem ideal surge da estratégia de design e quando aprovada pode-se realizar a Análise FEM (Elementos finitos), neste caso mais uma etapa de segurança para produzir um molde piloto para a garrafa e podemos realizar também para a pré-forma. Assim produzindo pequenos lotes aptos para simular os devidos testes em todo o ciclo de vida da embalagem. Desta forma assegura-se de grande confiabilidade para iniciar a fabricação dos moldes definitivos. Moldes definitivos são os maiores custos de investimento em um projeto, por isso aconselha-se evitar necessidades de retrabalhos nestes moldes afinando ao máximo o projeto do produto e sua prototipação.
Consulte-nos para explicarmos melhor o processo. Temos toda a estrutura para isso.


Comments