O gerenciamento integrado de Projetos de embalagem
- Walter Peixoto - CEO & Head Designer
- 22 de set. de 2016
- 3 min de leitura
A embalagem é o principal veículo do produto. Todas as empresas que vendem produtos precisam ter embalagens cada vez mais elaboradas e de qualidade para proteger seus produtos, serem inovadores, impactar no ponto de venda com design diferenciado, representar bem a sua marca, fazer conexões com outros produtos da empresa, respeitar questões ambientais, informar bem o funcionamento do produto e informar especificações, respeitar normas, ter uma performance otimizada em linha de produção, projetar o armazenamento e transporte adequados, além de nunca deixar o consumidor desapontado com seu funcionamento pois isso seria um ponto negativo no consumo do seu produto.
Por este motivo um bom gerenciamento de projetos de embalagens surge como um aspecto importantíssimo nas empresas. Conhecer bem os fornecedores, as tecnologias disponíveis, as matérias primas que possam ser aplicadas, realizar interação com a indústria e suas especificações, testar as novas aplicações e também projetar o produto em base às necessidades do consumidor. Estes são alguns detalhes que são trabalhosos e levam tempo ao adquirir experiência para realizar execuções de sucesso, como também o bom direcionamento de recursos e gerenciamento do projeto integrado com a indústria, capacidades de produção interna com decisões de compra.
Em algumas situações e projetos as empresas não têm recursos para comprar todas as máquinas e insumos necessários para a realização de uma embalagem, ou preferem por questão de viabilidade financeira investir no gerenciamento integrado do desenvolvimento e produção da embalagem.
Queremos analisar um case que demonstre a aplicação do gerenciamento integrado de projeto de embalagens.

Imagine que você precisa desenvolver a ativação de um produto no Brasil, este produto é completamente inovador, ainda não existe outro fornecedor que ofereça este produto. Este produto será fornecido em uma rede de franquias e nos principais supermercados. Este produto irá precisar de uma embalagem que valorize o conteúdo e seja o seu próprio vendedor. Para isso será necessário desenvolver todo um ciclo de vida do produto. Vamos imaginar neste caso a embalagem em si: Haverá um pote e uma tampa, um lacre de alumínio. Haverá um filme laminado para ensacar um subproduto que será vendido junto ao produto principal. Este é um trabalho integrado e em conjunto com o pessoal de design, marketing, logística, financeiro da empresa etc...
Agora existem várias opções de potes (plásticos, de isopor, de vidro, etc...), outras muitas opções de tampa, e lacres. Sem contar que o filme laminado pode ser fabricado com diversos layers para condições de proteção do produto. O transporte precisa ser eficiente e conter conceitos de sustentabilidade. Em alguns casos será necessário importação de algumas partes ou equipamentos.
Nesta hora contar com uma empresa parceira que cuide do gerenciamento de embalagem, contato com especialistas e fornecedores de cada tecnologia é regra de ouro. Esta empresa pode informar quais as melhores especificações de acordo com budgets, os consumidores e o mercado, seguindo sempre um conjunto de lições aprendidas adquiridas com a experiência.
Empresas líderes e inovadoras já enxergaram a importância do Gerenciamento da Embalagem e sua complexidade, valorizando cada vez mais seus profissionais especializados e seus parceiros e fornecedores. Concluindo: Os resultados de integração destes setores serão revertidos em qualidade, atendimento do escopo do produto, e prazos dentro do previsto, com orçamentos enxutos e direcionados ao valor agregado da cadeia. Os maiores beneficiados serão a própria empresa e o seu cliente que receberá o produto com qualidade superior.
#Imprimir3D #designdeembalagens #designdeproduto #mockups #mockupdeembalagem #mockupdeproduti #prototipagemdeprodutos #prototipagem3d #prototipação #comorealizarprototipagemrápida #prototipagemrápida #prototipagemtecnologia #modelamentoCAD #Designdeproduto #DesenhoemSolidworks #digitalização3ddeproutos #manufaturaaditiva #manufaturaaditivanobrasil
Comments